Dicas para pilotar na chuva com segurança

blog

  

 



As enxurradas e tempestades, com alta precipitação concentrada em poucos minutos, aumenta o risco para motoristas e, especialmente, condutores de motocicletas. Com a pista molhada, diminui a aderência dos pneus e cresce a chance de você perder o controle do veículo e se envolver em um acidente.  

De acordo com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), a primeira orientação é esperar a chuva passar antes de começar a dirigir. Se isso não for possível ou se você tiver sido surpreendido pela chuva enquanto estiver rodando, são duas as dicas de ouro: reduzir a velocidade e ampliar a distância de segurança em relação ao veículo que está à sua frente.  

Além disso, o Detran-SP recomenda rodar com os faróis acesos, na luz baixa, mesmo durante o dia. Como a luminosidade cai em dias chuvosos, por conta das nuvens, os faróis acesos ajudam não só a enxergar a via e os demais veículos, como também contribui para que os outros condutores o vejam. Vale destacar que farol baixo é obrigatório em túneis e rodovias, mesmo de dia.  

Em dias de chuva:  

1. Use equipamentos apropriados  
2. Ande pelas faixas centrais  
3. Evite poças e enchentes  
4. Siga uma trilha  
5. Aja com cautela  
6. Verifique os pneus  
7. Mantenha a distância  
8. Ande devagar no corredor  
9. Fuja de sujeiras no asfalto  
10. Cuidado com o piso

 

 

Fale Conosco pelo WhatsApp