O que fazer ao avistar óleo, areia, lama ou folhas no chão?

blog




Se tiver alternativa, não passe por cima. A melhor solução pode ser andar pelo acostamento antes de chegar à poça de óleo, reduzir a velocidade e cruzá-la lentamente se houver segurança.

Avaliar as condições da pista e evitar as armadilhas é o que nos mantém vivos; não tenha medo de fazer o que for necessário, mesmo que isso implique em sair temporariamente da pista.

Muitas pessoas têm dificuldade de alterar trajetos em função da necessidade. Vacilar na hora de tomar uma decisão como essa pode ser a diferença entre um susto e um atropelamento.

Mas se não tiver jeito, e você tiver que passar por cima do objeto, o melhor é não fazer nada:

Não acelere, não freie, não desacelere, não desvie a moto da trajetória.

Não faça nada que prejudique o equilíbrio da moto, se concentre apenas em manter a situação atual. É sua melhor chance de atravessar o trecho escorregadio sem cair.

Mas e se não tiver jeito, e o objeto estiver numa curva que você precisa fazer, senão irá para a contramão e será atropelado?

A melhor técnica de pilotagem para fazer uma curva em pista escorregadia é o simulacro do pêndulo.

O pêndulo é usado por pilotos em alta velocidade e aproveita a força centrífuga (que tende a jogar o piloto e a moto para fora da curva) para reforçar a tração, abaixando o centro de gravidade do conjunto moto/piloto.

No pêndulo, o piloto mantém a moto inclinada e desloca o corpo para dentro da curva.

Os pneus permanecem na posição de maior aderência, o peso do piloto ajuda a forçar a moto contra o asfalto e isso minimiza a tendência de os pneus escorregarem. 

Os pilotos de competição utilizam essa técnica de forma extrema, em velocidades extremas. Você já os viu centenas de vezes pendurados nas motos nas curvas.

Mas para atravessar um trecho de pista escorregadia você não estará em alta velocidade e não precisará assumir uma postura tão radical, não vai chegar nem perto de raspar o joelho no chão.

Bastará um simulacro de pêndulo, bastará deslocar a parte superior do seu corpo para o lado de dentro da curva que isso já te ajudará a contorná-la com pouca inclinação da moto.

Como tudo que se refere a motos, essa é uma técnica a ser treinada e muito treinada antes de ser colocada em prática, porque apresenta riscos.

Pratique e conheça as reações de sua moto para, quando chegar o momento no susto, seu corpo saber exatamente o que deve fazer para não cair.

Mas não fique entusiasmado em usar um simulacro da técnica usada por pilotos em circuitos para começar a fazer zoeira por aí.

Pilotos correm em circuitos com asfalto perfeito e áreas de escape. Tentar imitar as manobras radicais no asfalto cheio de imperfeições do mundo real é pedir para morrer.

Fonte: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com/

Fale Conosco pelo WhatsApp