Como Escolher a Jaqueta Ideal para Pilotar?

blog



Como escolher uma jaqueta para pilotar é uma dúvida muito comum entre os motociclistas. Em função da importância e da variação enorme de modelos disponíveis, com diferentes funcionalidades, é preciso pensar em alguns detalhes antes de escolher a sua. Uma boa escolha poderá acompanha-lo por anos, por isso, dedicar um tempo na pesquisa da jaqueta ideal é um investimento em segurança e conforto.

O material correto

Há, basicamente, dois tipos de materiais que são utilizados para a confecção de jaquetas para motociclistas: a cordura e o couro. O mais popular é a cordura, um material semelhante ao nylon, que é resistente, leve e flexível. Jaquetas deste material tendem a ser confortáveis e se adaptam a todo tipo de clima.

Muitas pessoas associam as motos às jaquetas de couro e ao estilo motociclista dos filmes. O couro não é um material ruim, de fato ele funciona muito bem em situações onde a resistência à abrasão (contra o asfalto, por exemplo) é necessária. No entanto, o fato de uma jaqueta ser de couro não a torna um bom equipamento de segurança.

Boas jaquetas são fabricadas com pontos de proteção e absorção de impacto em locais estratégicos, como no cotovelo, ombros e costas. Qualquer que seja o material da jaqueta que você deseja escolher, é importante que haja este tipo de proteção.

Conforto resulta em segurança

Um fator importante que nem sempre é considerado é o conforto da jaqueta. Pode parecer bobagem à primeira vista, mas o conforto é um fator que está diretamente ligado a segurança.

De nada adianta um modelo ser extremamente bem equipado, utilizando os melhores materiais, se tempos mais longos de uso se tornam cansativos e incômodos. A tendência é que uma jaqueta desconfortável torne a pilotagem mais propensa a acidentes, pois desvia a atenção do motociclista.

Fatores como o calor, a forração térmica e, até mesmo os bolsos também são relevantes na hora da escolha, pois são amenidades que ganham importância com o tempo de uso, e podem ser decisivos no que diferencia uma pilotagem tranquila de uma estressante e desconfortável.

E por último, mas não menos importante: experimente a jaqueta antes de compra-la para ter certeza da flexibilidade e liberdade dos movimentos enquanto vestido e verificar se ele está justo o suficiente para não deixar entrar ar e, assim, permitir uma condução com mais conforto.

Fale Conosco pelo WhatsApp