Equipamentos Essenciais para Andar de Moto com Segurança

blog



Diariamente é comum cruzar com motociclistas que pilotam sem o mínimo de equipamento de proteção. O que poucos sabem é que não é preciso gastar muito para se equipar da maneira correta.

Capacete confortável e resistente
Ao escolher um capacete, o mais importante é vesti-lo e se certificar de que está justo na cabeça: cascos folgados podem sair voando em uma colisão. O ideal é escolher modelos com viseira ampla, que proporcione boa área de visão lateral. A maioria traz ventilação frontal e traseira. Normalmente os capacetes são feitos de plástico injetado. Os mais caros – leves e resistentes – utilizam multifibras, a exemplo de kevlar, carbono e zion em sua construção. Aqui não compensa economizar.

Calçado adequado
Uma das partes mais vulneráveis e atingidas em quedas são os pés e calcanhares, não pilote desprotegido. Use no mínimo um tênis reforçado (existem modelos próprios para andar de moto) ou uma bota (cano curto ou longo) com reforços superiores.

Jaquetas
Há diversas opções de jaqueta apropriada indo da cordura ao couro. Modelos de cordura (marca do tecido, como nylon) são resistentes; muitos trazem entradas de ventilação – além de suportarem chuvas medianas. Há também os modelos ventilados, para uso no verão, e os  impermeáveis. As proteções básicas costumam englobar reforços nos cotovelos, ombros e costas. Os níveis de proteção (e acabamento) aumentam de acordo com o preço.

Calças reforçadas
Calças jeans especiais para motociclismo são opções interessantes para usar no dia-a-dia. Muitos nem parecem ser especiais, mas têm tecido e costuras reforçadas, além de incorporar proteções (destacáveis) para os quadris e joelhos.

Roupa impermeável
Invista em um conjunto de roupa para chuva. Se já tiver uma jaqueta impermeável, ideal é adquirir ao menos uma calça. Normalmente de vinil, deve ser pouco maior que o comprimento das pernas, pela falta de flexibilidade do material na hora de se acomodar na moto.

Mãos também protegidas
Luvas são de suma importância, mesmo em passeios curtos. Modelos de couro oferecem maior proteção e seguram bem a chuva, portanto vale gastar um pouco mais neste tipo clássico – há também modelos de nylon, cordura impermeáveis. Se não aprovar o calor que elas geram, opte por um modelo de tecido com reforços para as palmas e parte superior dos ossos das mãos (as cabeças dos metacarpos).

Fale Conosco pelo WhatsApp