O cansaço é um problema muito sério no Motociclismo

blog




Motociclistas podem sim adormecer enquanto pilotam e vários acidentes desta natureza já fora registrados. Então, para evitar que casos como estes continuem a ocorrer e uma vez que devemos monitorar nossa própria fadiga, aqui estão dicas para ajudar você a ficar acordado e alerta em uma longa viagem em sua moto.

ROTA
Escolha rotas mais interessantes do que as que você já está acostumado a rodar. Estradas novas e vias sinuosas exigem mais esforço mental, mais manobras de direção, mais trocas de marcha e maior utilização dos freios. Rotas assim tornarão menos interessante o uso de piloto automático, se acaso sua moto for equipada com este item.

PLANEJAMENTO
Não basta planejar apenas a sua rota; planejar suas paradas também é necessário. Não trace objetivos de distância irrealistas. Além disso, esteja ciente de que alguns pilotos dentro do seu grupo podem não ter a mesma resistência que os outros, de modo que o planejamento de paradas deve ser pensado para atender o piloto mais vulnerável do grupo.

SONO
Certifique-se de ter um sono adequado e restaurador na noite anterior à partida. Se o passeio irá extender-se por vários dias, sugira a seus companheiros de viagem que todos durmam em horário razoável e evite beber até as primeiras horas da manhã. Defina uma horário de partida realista pela manhã – algumas pessoas não funcionam devidamente quando acordam muito cedo. Caso o conselho sobre a bebedeira não for levado em conta, é prudente que se adie o horário de partida, em nome da segurança de todo o grupo.

HIDRATRAÇÃO
Beba bastante água. Isso irá evitar a desidratação decorrente da exposição ao vento. A desidratação pode levar a tonturas, confusão mental e faz com que as habilidades motoras corporais fiquem mais lentas. Evite bebidas com açúcar, cafeína ou álcool, o que pode “dar-lhe asas” inicialmente, no final te levará à sonolência. Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas em quantidades moderadas nas paradas finais de cada dia. A ingestão de álcool em excesso vai diminuir a qualidade do seu sono, deixando-o cansado durante o dia seguinte.

ALIMENTAÇÃO
Opte por porções menores e mais freqüentes. Evite alimentos exageradamente ricos em carboidratos. Grandes refeições e alimentos ricos em carboidratos, gordura e açúcar irão deixar seu corpo mais lento durante a digestão destes alimentos pesados.

PARADAS
Faça curtas paradas pelo menos a cada duas horas – tomar água, ir ao banheiro, esticar as pernas, sempre será bom após 2 horas em cima de uma moto. Faça paradas mais longas entre as 4 e 6 da tarde, geralmente é quando os pilotos vão estar se sentindo mais cansados e vão precisar de um pouco mais de tempo para se recuperar. Na verdade, tente chegar à sua parada para dormir ou destino mais ou menos neste horário.

EXERCÍCIO
Ao parar tente exercitar-se mesmo que de forma leve, caminhando até a esquina, por exemplo. Esticar-se, alongar a coluna e os músculos também é uma boa forma de espantar o cansaço e deixar o corpo mais alerta. Afinal, não faz sentido sentar para descansar, quando se está cansado de ficar sentado, não é?

MÚSICA
Motos equipadas com sistema de som podem levar sua viagem a outro nível; o fato de ter suas músicas preferidas ao longo de belos cenários poderá aumentar sua frequência cardícaca, melhorar sua respiração e consequentemente deixá-lo mais alerta. Porém cuidado, animação em excesso pode levar à confiança em excesso e é aí onde mora o perigo. Seja sempre prudente, mantenha uma velocidade segura e fique alerta aos veículos ao redor e retrovisores. Deixe a música ser um belo pano de fundo para sua viagem.

GRUPOS
Viaje em pequenos grupos. Andar sozinho é a receita ideal para perder a concentração, porém andar em grandes grupos também pode fazer você desligar-se da estrada. Se estiverem em muitas motos, divida os pilotos por experiência e estilo/portência de moto, faça pequenos grupos afins e organizem o revezamento da liderança de cada grupo.

ULTRAPASSAGEM
Não fique “eternamente” atrás dos veículos. Se for seguro, faça a ultrapassagem. O ato de ultrapassar estimulará os seus sentidos e te deixará muito mais alerta a qualquer situação de perigo. Ficar atrás de outros veículos tende a fazer com que você se concentre na traseira do veículo à frente, o que é um pouco hipnótico e pode deixá-lo sonolento. Mas não pense também que altas velocidades irão mantê-lo acordado. É ideal que sempre altere um pouco a velocidade para manter-se focado, porém não abuse.

Com essas dicas. Aproveite cada quilômetro e certifique-se de ter ótimas histórias para contar depois de cada viagem.

Fale Conosco pelo WhatsApp